> PRISA dá por finalizado o acordo com a Altice para a venda da Media Capital

(em português)

18/06/2018

PRISA dá por finalizado o acordo com a Altice para a venda da Media Capital

A Media Capital, o grupo líder em comunicação em Portugal, fechou o ano passado com um lucro de 19,7 milhões e um EBITDA de 40,1 milhões. O acordo de refinanciamento da PRISA suporta que esta operação não se complete.

 

A PRISA informou a Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) de que decidiu dar por findo o acordo com a Altice para vender a Media Capital. O acordo pressuponha que a Altice deveria obter a autorização da Autoridade da Concorrência portuguesa para esta operação antes do dia 16 de junho, o que não aconteceu. A PRISA cumpriu todas as condições que constavam do acordo para a venda.

A Media Capital, o grupo de media líder em Portugal, é uma possante holding de meios que detém marcas de referência no campo da televisão, da  rádio, da produção audiovisual e da Internet. No ano passado, a Media Capital obteve um lucro de 19,7 milhões de euros, com um EBITDA de 40,1 milhões, uma margem EBITDA de 24,2% e uma receita de 165,5 milhões. Na televisão, a sua marca de referência é a TVI, que lidera o público no total do dia e no segmento do horário nobre, com uma quota diária de 21% e 25%, (respetivamente). A TVI congrega seis canais de televisão (a TVI, o canal generalista, a TVI24 e os canais de subscrição TVI Ficção, TVI Reality, TVI Internacional e TVI África) que são emitidos em 22 países em 40 plataformas.

A Media Capital Rádios, é o maior e mais rentável grupo de rádio em Portugal e inclui cinco rádios no portfólio (Rádio Comercial, M80, Smooth,  Cidade e Vodafone), tem uma quota de mercado de 50% e uma margem de EBITDA de 35% e possui uma plataforma digital pioneira de rádios de música em Portugal.

O facto de a venda da Media Capital à Altice não se concretizar não altera o acordo de financiamento assinado pela PRISA com os bancos credores, que estende o vencimento da sua dívida até o final de novembro de 2022.