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20/07/2018

RESULTADOS DO 1º SEMESTRE DE 2018

O Grupo Média Capital reforça a sua liderança nos média em Portugal em termos de quota e rentabilidade

  • Nos primeiros seis meses do ano, o Grupo Média Capital reforçou a liderança e rentabilidade, fortalecendo desta forma a sua posição no competitivo setor dos média nacionais. 
  • O resultado líquido registou uma melhoria de 26% face ao período homólogo, efeito da subida nos rendimentos, no EBITDA e nos resultados financeiros.
  • Os rendimentos de publicidade subiram 3% face ao período comparável do ano transato.
  • O EBITDA alcançou os € 19,4 milhões, 12% acima do conseguido nos primeiros seis meses de 2017.
  • Os resultados financeiros melhoraram 31%, em resultado do menor volume médio de dívida líquida, da redução do respetivo custo e de variações cambiais.
  • Por segmentos, a Televisão registou um EBITDA de € 14,8 milhões. A TVI registou em junho o 143º mês consecutivo de liderança de audiências em televisão, registando uma média de quota de 20,6% no total do dia e de 23,8% no horário nobre. A diferença face ao segundo canal mais visto foi de 3,8pp no primeiro caso e de 3,1pp no último.

A liderança da TVI em audiências mantém-se quando analisado por grupos de canais (TVI, TVI24, TVI Ficção e TVI Reality), com 23,7% no total do dia e 26,4% em horário nobre, mais 3,4pp e 2,5pp do que o segundo grupo de canais com maior audiência, não obstante a TVI dispor de um menor número de canais.

  • O segmento de Rádio voltou a melhorar o EBITDA, desta feita em 35%, tendo ascendido a € 3,5 milhões, com uma margem 36,8%. É de destacar o reforço das audiências, com uma quota líder de 38,3% - 4,4pp acima do principal grupo concorrente e 0,2pp melhor que o obtido na vaga homóloga -, suportado pela liderança da Rádio Comercial (26,1%), que atingiu o maior número de sempre de ouvintes de uma rádio portuguesa, e pelo bom desempenho da M80, que reforça a posição de terceira estação mais ouvida em Portugal.
  • Na área Digital, o semestre ficou pautado por uma forte melhoria dos seus resultados a nível de audiências e receitas. Na comparação com o período homólogo, o número de visitas, páginas vistas e vídeos visionados subiu 21%, 18% e 46%, respetivamente, contribuindo decisivamente para os 19% de crescimento da publicidade.
  • É de assinalar ainda o desempenho ao nível da geração de caixa, com uma melhoria do cash flow operacional de € 14,4 milhões para € 23,2 milhões, bem como da dívida líquida, que reduziu € 21,2 milhões e € 31,4 milhões face ao observado, respetivamente, no final de dezembro de 2017 e no final do primeiro semestre de 2017. Desta forma, a dívida líquida atingiu, no final de junho de 2018, € 74,1 milhões.

 Queluz de Baixo, 20 de julho de 2018

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