Pesquisa de Notícias

> Media Capital divulga resultados do primeiro semestre de 2012

Os proveitos operacionais foram de € 90,9 milhões (-23%). As receitas publicitárias ascenderam a € 57,6 milhões, valor inferior em 18% ao do período comparável.

23/07/2012

Segundo dados da Marktest/Kantar Media, a TVI continuou a liderar as audiências de televisão por larga margem na totalidade do dia e nos períodos horários mais importantes. O mesmo sucede ao nível dos principais géneros: ficção, informação e entretenimento. A TVI é aliás o único canal generalista que melhora a sua posição relativamente ao semestre homólogo de 2011, com mais 1,3% de quota de audiência. O segmento de Televisão obteve no 1S12 uma margem EBITDA de 18,3%, a que corresponde um valor absoluto de € 12,7 milhões.

A atividade de Produção Audiovisual registou uma redução de 31% dos proveitos operacionais, enquanto o EBITDA recuou 12%, atingindo € 3,1 milhões no período em análise, correspondendo a uma margem de 10,6%. Não fosse a alteração de perímetro de consolidação na atividade em Espanha, o EBITDA do segmento teria aumentado face ao período homólogo. No período em análise, a atividade de prestação de serviços e aluguer de meios técnicos ganhou dimensão internacional.

Em Rádio, o destaque principal vai para a evolução das audiências, com a Rádio Comercial a atingir pela primeira vez na sua história a liderança, com uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 14,1%, correspondendo a quase 1,2 milhões de ouvintes e a um crescimento de 32% face ao período homólogo. Por seu turno, a m80 é a primeira estação do país de entre as que não têm cobertura nacional. Como consequência, o conjunto das rádios do Grupo atingiu de novo o nível de audiência mais elevado de sempre (21,4%), ao mesmo tempo que a MCR continua a ganhar quota de mercado em publicidade. 

Na área Digital, o segundo trimestre do ano revelou-se particularmente fértil em novidades, destacando-se entre outros (i) o rebranding (de MCM para MCD) (ii) a parceria celebrada com o MSN -disponibilização dos vídeos da TVI e TVI24 no portal MSN; (iii) o novo IOL - novo portal IOL com novas funcionalidades, novo design, novo logótipo e mais conteúdos; (iv) o novo IOL Push - um novo serviço que entrega a melhor seleção de notícias do dia; (v) o novo MaisFotos; (vi) o novo AB Motor. No ano de 2012, a MCD reforça a aposta em conteúdos digitais para uma multiplicidade de plataformas e dispositivos.

Voltar