Pesquisa de Notícias

> Media Capital divulga resultados do primeiro semestre de 2015

21/07/2015

Principais destaques:

 

O Resultado Líquido do Grupo Media Capital subiu 4% face ao período homólogo, atingindo € 7,4 milhões

 

No plano operacional, o EBITDA do Grupo Media Capital recuou 11%, alcançando € 16,2 milhões e uma margem de 19,7%. Este desempenho resultou sobretudo do recuo dos outros rendimentos operacionais relacionados com chamadas de tarifa única.

 

No que se refere à publicidade, os rendimentos consolidados de publicidade permaneceram ao nível do verificado na primeira metade de 2014. O Grupo estima ter ganho quota no período em análise.

 

A TVI garantiu a liderança de audiências em televisão, registando no primeiro semestre uma média de quota de audiência de 23,2% e de 26,8%, no total do dia e no horário nobre, respetivamente. A diferença face ao segundo canal mais visto foi de 4,0pp no primeiro caso e de 2,6pp no segundo. A liderança da TVI em audiências mantém-se quando a leitura destas é feita por grupos de canais, com 26,1% no total do dia e 28,9% em horário nobre, mais 3,7pp e 2,2pp do que o segundo grupo de canais concorrente. Esta liderança acentuou-se face ao período homólogo.

 

Na vertente financeira, o segmento de Televisão atingiu um EBITDA de € 13,4 milhões e uma margem de 19,7%, com a publicidade a ficar ao nível dos primeiros seis meses de 2014.

 

Por seu turno, o segmento de Produção Audiovisual registou uma melhoria da rentabilidade, com o EBITDA a atingir € 0,3 milhões (vs. € 0,2 milhões no período homólogo).

               

O EBITDA do segmento de Rádio ascendeu a € 2,4 milhões, a que correspondeu uma margem de 28,6%, melhorando 18% face ao período homólogo. Na terceira vaga de audiências de 2015, o conjunto das rádios do Grupo Media Capital registou uma quota líder de 37,3% (4,1pp acima do segundo grupo e 3,6pp melhor que o valor homólogo de 2014). É de destacar o desempenho da Rádio Comercial, com uma quota de 26,5%, 5,1pp acima do concorrente mais próximo nesta vaga e 3,5pp melhor que o verificado no período homólogo.

 

O primeiro semestre ficou ainda marcado pelo sucesso do lançamento do TVI Player, serviço que consiste numa plataforma própria otimizada para a visualização de programas e vídeos do universo TVI em ambiente digital. Encontra-se disponível de forma gratuita para web, iPad e iPhone, bem como smartphone e tablet na plataforma Android. Conta na sua oferta com as emissões em direto dos canais TVI e, de forma diferida, com programas, clipes com os melhores momentos e conteúdos exclusivos.

 

Os resultados financeiros melhoraram de forma substancial (37%), devido essencialmente à operação de refinanciamento verificada na segunda metade de 2014, que permitiu reduzir os gastos de financiamento.

 

Para mais informações, aceda ao comunicado completo em http://www.mediacapital.pt/p/486/resultados-financeiros/ .

Voltar