Pesquisa de Notícias

> Media Capital Divulga resultados de 2015

02/03/2016

O Grupo Media Capital divulgou os resultados referentes ao ano 2015.

 

 

Principais destaques:

  

O Resultado Líquido do Grupo Media Capital subiu 5% para € 17,3 milhões

 

No plano operacional, o EBITDA do Grupo Media Capital melhorou 6% no quarto trimestre face ao período homólogo, alcançando € 18,2 milhões, com os rendimentos operacionais a melhorarem 3% e os gastos operacionais a subirem 2%. No acumulado anual, o EBITDA recuou ligeiramente (2%) de € 40,9 milhões para € 40,1 milhões (margem de 23,0%).

 

No que se refere à publicidade, no período de outubro a dezembro os rendimentos consolidados desta natureza melhoraram 5% face ao período comparável de 2014. Os valores acumulados registaram uma subida de 2%.

 

A TVI garantiu a liderança de audiências em televisão, registando em 2015 uma média de quota de audiência de 22,5% e de 26,5%, no total do dia e no horário nobre, respetivamente. A diferença face ao segundo canal mais visto foi de 3,8pp no primeiro caso e de 2,9pp no último. A liderança da TVI em audiências mantém-se quando a leitura destas é feita por grupos de canais, com 25,4% no total do dia e 28,7% em horário nobre, mais 3,3pp e 2,4pp do que o segundo grupo de canais concorrente. O quarto trimestre de 2015 ficou marcado pelo lançamento dos canais TVI África e TVI Reality, permitindo reforçar a liderança em Portugal e crescer internacionalmente.

 

Na vertente financeira, o segmento de Televisão registou um EBITDA trimestral de € 13,0 milhões, comparando com os € 15,2 milhões obtidos no período homólogo de 2014. No acumulado, o EBITDA ascendeu a € 31,6 milhões, com uma margem de 22,3%.

 

Por seu turno, o segmento de Produção Audiovisual obteve um EBITDA trimestral de € 1,3 milhões, sendo que no acumulado o valor ascendeu a € 1,1 milhões.

               

O EBITDA do segmento de Rádio ascendeu a € 3,8 milhões no trimestre e € 7,0 milhões no acumulado (a que correspondeu uma margem de 37,1%), melhorando 55% face ao período homólogo). O conjunto das rádios do Grupo Media Capital registou uma quota de audiência de 34,7% (utilizando os valores médios das últimas cinco vagas de audiências), 1,4pp acima do verificado na média das cinco vagas anteriores. É de destacar o desempenho da Rádio Comercial com uma quota média de 24,4%, 1,7pp acima de 2014 e 2,0pp acima do concorrente mais próximo. A Rádio Comercial é assim líder em quota de audiência desde a segunda metade de 2012.

 

O ano de 2015 ficou ainda marcado pelo sucesso do lançamento do TVI Player, serviço que consiste numa plataforma própria otimizada para a visualização de programas e vídeos do universo TVI em ambiente digital. Encontra-se disponível de forma gratuita para web, iPad e iPhone, bem como smartphone e tablet na plataforma Android. Conta na sua oferta com as emissões em direto dos canais TVI e, de forma diferida, com programas, clipes com os melhores momentos e conteúdos exclusivos.

 

Os resultados financeiros melhoraram de forma substancial no acumulado (22%), devido essencialmente à negociação das condições de financiamento, que permitiram reduzir os encargos do mesmo..

 

Aceda ao comunicado completo, em http://www.mediacapital.pt/p/486/resultados-financeiros/ .

Voltar