> O nosso compromisso

Compromisso com a Sociedade


O Grupo Media Capital está fortemente empenhado no desenvolvimento sustentado da comunidade que integra e no apoio a causas sociais, educativas, ambientais e culturais, com objetivos concretos e impacto na sociedade.

Beneficiando da vasta audiência dos seus meios de comunicação e consciente do seu impacto, o Grupo tem decidido apoiar através da divulgação causas sociais específicas junto da população portuguesa, contribuindo assim não apenas para a angariação de fundos, mas também para o aumento da credibilidade, conhecimento e visibilidade dos projetos selecionados.

Paralelamente, ao nível da Informação, a TVI continua a apostar num trabalho jornalístico profundo, sério e distintivo, que ultrapassa o relato dos factos, enquadrando, analisando e perspetivando problemas da sociedade atual, tendo sido vários os trabalhos reconhecidos ao longo dos anos.

No que respeita à sua atividade, mais do que limitar-se apenas a cumprir a regulação aplicável às atividades de media em Portugal, o GMC tem promovido proactivamente a adoção das melhores práticas internacionais no setor. As empresas do Grupo Media Capital mantêm relações com os principais agentes do mercado e do Estado que representam e regulam o setor onde se inserem, garantindo não só um acompanhamento regular da atividade destas entidades como a presença e envolvimento na tomada de decisões impactantes para o sector.


Promoção da cultura, arte, educação e valorização do património

O Grupo Media Capital, como entidade patrocinadora ou através das suas participadas, tem vindo a apoiar algumas das mais importantes instituições e iniciativas realizadas em Portugal, sobretudo ajudando à sua divulgação junto do grande público.

A TVI, assegurou em 2013 que mais de 75% da sua grelha tenha sido difundida em português, promoveu 9 obras cinematográficas, emitiu 384 horas de programação suportada com legendagem em teletexto e 550 horas de programação com suporte em língua gestual.

Com produções em várias regiões de Portugal, a Plural continua a contribuir de forma inequívoca para a promoção da cultura e costumes, fomentando um maior conhecimento do país e das populações locais e, inclusive, dinamizando as economias das regiões por onde passa.

 

Diálogo com as partes interessadas

As empresas do Grupo Media Capital têm uma preocupação constante em manter um contacto regular com as partes interessadas, desde os acionistas ao consumidor final. Neste sentido, em função da atividade de cada empresa e do Grupo em si, os contactos são especializados e direcionados por público-alvo.

A Media Capital dispõe de um canal de denúncias, um sistema que permite a qualquer entidade, pessoal ou coletiva, relacionada com o Grupo transmitir, de forma direta e confidencial, às Comissões de Auditoria, qualquer prática menos lícita ou alegada irregularidade contabilística, financeira ou de controlo ocorrida no seio do Grupo.

Através do seu site institucional, por correspondência formal e pelo site da CMVM, a comunicação com os acionistas e investidores é assegurada de forma permanente, dentro dos parâmetros legais.


Gestão responsável dos recursos humanos

Os colaboradores do Grupo Media Capital beneficiam regularmente de formação profissional, em diversas áreas tais como comportamental, técnica, informática e linguística (Espanhol). Para além disso, também a Plural tem mantido uma contribuição muito significativa para o desenvolvimento de centenas de novos profissionais no setor de audiovisual em Portugal. Esta contribuição passa pela formação das várias categorias de profissionais do setor e pela melhoria generalizada nas áreas técnicas de direção, produção e edição de ficção.

O Grupo Media Capital tem em vigor um plano de seguros de saúde para os seus colaboradores e respetivas famílias, para além de todos os empregados beneficiarem igualmente de exames médicos e análises numa base preventiva e regular e do acesso ao posto médico do Grupo, disponível 8 horas por semana. Os colaboradores do Grupo Media Capital podem ainda usufruir dos protocolos estabelecidos entre o Grupo e instituições como bancos, ginásios, farmácias, clínicas especializadas, escolas de línguas, entre outras.

Assumindo a sua responsabilidade na formação de futuros profissionais no sector da Comunicação Social, a TVI acolheu em 2013, 120 estagiários, para estágios nas direções de Informação, Programas, Marketing e Relações Exteriores e Emissão e Meios de Produção, oriundos de Faculdades de todo o país.

Existe no Grupo Media Capital uma política de não discriminação e garantia de condições sociais e de trabalho igualitárias na admissão de recursos humanos, sendo o mérito pessoal o critério exclusivo para seleção.

 
Projetos especiais

No ano de 2013 destacaram-se, pela sua dimensão e relevância, a criação da Pós-Graduação em Jornalismo, resultado da parceria entre o ISCT/IUL e a Media Capital e o conjunto de iniciativas comemorativas do vigésimo aniversário da TVI.

Reforçando o seu compromisso com a educação e, mais especificamente, com a formação dos melhores profissionais do setor, o Grupo Media Capital, em conjunto com o ISCTE, criou a primeira Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/Media Capital. O curso tem como objetivos constituir-se como a referência nacional na formação do jornalismo e preparar, no presente, os jornalistas do futuro em Portugal.

A coordenação da Pós-Graduação é assegurada por José Alberto Carvalho (TVI) e Gustavo Cardoso (ISCTE-IUL).

No âmbito do seu vigésimo aniversário, a TVI empreendeu diversas iniciativas, cujo sucesso foi espelho do impacto e do papel da estação na sociedade portuguesa, não só ao nível da formação de opinião, de novos profissionais e talentos, na divulgação do que de melhor se faz em Portugal, mas também enquanto agente catalisador e mobilizador da população em torno de causas sociais relevantes.

Subordinada ao tema Criação do Futuro, a iniciativa “20 Anos, 20 Valores”, deu a conhecer vinte jovens de excelência, com vinte anos de idade e provenientes de várias regiões o país. Com formações académicas distintas, estes alunos, que se destacaram nas suas áreas de estudo, foram convidados a apresentar a sua visão de futuro, enquadrada na respetiva área de formação.

Esta iniciativa teve o apoio do Presidente da República, que recebeu os alunos e a TVI no Palácio de Belém, numa cerimónia que demonstra o reconhecimento do Chefe do Estado pelo compromisso e papel da TVI na sociedade portuguesa e, igualmente, pelos vinte jovens que se empenharam em apontar novos caminhos para o futuro do país.

“Como vai ser o jornalismo nos próximos 20 anos? Até sabermos a resposta, continuamos a fazer perguntas”, foi o mote para a conferência organizada pela TVI que, na celebração do seu aniversário, reforçou desta forma o compromisso com a produção da melhor informação. Esta jornada de reflexão reuniu figuras de referência, nacional e internacional, num evento onde, para além do futuro do jornalismo nos próximos vinte anos, se debateram temas como a independência dos media, o jornalismo em português e os jornalistas do futuro.